Casa-Museu Ema Klabin conta com mais de 1500 obras de grandes mestres mundiais. Foto Henrique Luz
Porto Velho, RO - Nessa época de distanciamento social , para diminuir o contágio de coronavírus, museus e espaços culturais estão fechados. Mas a Casa-Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, continua com sua programação cultural virtual pelo projeto #CasaMuseuEmCasa.
Estão disponíveis no site www.emaklabin.org.br uma série de ações online para levar informação, cultura, reflexão e diversão ao público.
De acordo com o curador da Casa-Museu, o arquiteto Paulo Costa, o site contará com exposições virtuais, jogos educativos, concertos no canal do Youtube, podcasts, entre outros.
“Essas ações incluem tanto conteúdos abordados em anos anteriores, quanto material inédito que está sendo produzido neste período de isolamento, dentro da temática de 2020 “Outras Narrativas”, explica o curador.
Só para se ter uma ideia, é possível realizar visitas virtuais para conhecer a Casa-Museu, no Google Arts & Culture no link: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin. Ou por meio da ferramenta digital Explore, no site do museu: https://emaklabin.org.br/explore/
Caderno de Receitas de Ema Klabin:
E quem está em casa pensando em fazer algo especial para o almoço, pode experimentar uma das aclamadas receitas do caderno de Ema Klabin. É só fazer um download da publicação inédita “Caderno de Receitas de Ema Klabin” . A publicação foi criada a partir de pesquisa, encontros, cursos e palestras sobre gastronomia, que aconteceram na Casa-Museu idealizados por Janka Babenco.
Entre as receitas, pratos da cozinha paulista como paçoca de carne-seca, da culinária francesa como o Supreme de Frango à Kiev e também da culinária judaica como patê de ovos.
Exposição de porcelana europeia da coleção Ema Klabin. Foto: Isabella Matheus
Exposição virtual Porcelana Europeia da Coleção de Ema Klabin.
Além da culinária, será possível visitar virtualmente a Exposição Porcelana Europeia da Coleção de Ema Klabin. A mostra virtual traz uma seleção de 39 peças das manufaturas de Sèvres, Berlim, Viena, Meissen, Limoges, Coalport, entre outras, e busca narrar a fascinante história da porcelana europeia. Muitas dessas porcelanas fizeram parte dos jantares organizados por Ema klabin, com a presença de figuras ilustres da cultura e sociedade brasileira como o maestro João Carlos Martins. O público ainda pode fazer o download do catálogo dessa exposição gratuitamente.
Grafite:
Ainda é possível curtir a exposição Online: “Fragmentos” que faz uma retrospectiva da série Backdrop Grafite. Realizar o download do volume um da Revista Cadernos da Casa-Museu com a temática “Mulheres e seus Saberes”, e das publicações : “A Casa da Rua Portugal” (2014) que conta a história do bairro Jardim Europa e da construção da Casa de Ema Klabin. E do livro “A coleção Ema Klabin”, que marca os dez anos da instituição.
Para não perder nada, você pode acompanhar a programação pelo site e as mídias sociais da Casa-Museu Ema Klabin (Facebook, Instagram, Youtube).
Vamos levar um pouco da casa de dona Ema Klabin até você.
Serviço: #CasaMuseuEmCasa
Já estão disponíveis:
Tour virtual (Museum View do Google Arts & Culture): https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin.
Exposições Online: “Fragmentos” (Retrospectiva da série Backdrop Grafite), e “Porcelana Europeia na Coleção Ema Klabin”
Publicações – “A Casa da Rua Portugal” (2014); “Caderno de Receitas de Ema Klabin” (2016), e “A Coleção Ema Klabin” e “Porcelana Europeia” (2018)
Revista Cadernos da Casa-Museu vol 1, Mulheres e seus Saberes (2019)
Apresentações da série Tardes Musicais (YouTube)
Explore! – coleção online
Site: https://emaklabin.org.br/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w
Facebok: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin/?epa=SEARCH_BOX
Instagram: @emaklabin
Na galeria há , entre outros, dois quadros de Frans Post.Foto Henrique Luz.
Sobre a Casa-Museu Ema Klabin:
Antiga residência da colecionadora e mecenas Ema Klabin (25/01/1907 – 27/01 /1994), a Casa foi convertida em espaço cultural com um acervo que abrange mais de três mil anos de história da arte.
A cada cômodo da Casa inspirada no Palácio de Sanssouci (Alemanha), e projetada por Alfredo Ernesto Becker em meados dos anos 50, o visitante se depara com obras de grandes mestres da arte. Só para se ter uma ideia, na sala de música há duas obras de Marc Chagall: No Campo (à la Campagne- França – 1925) e Noivos Com Trenó e Galo Vermelho (França, 1957). No quarto de hóspede o quadro de Tarsila do Amaral “Rio de Janeiro” (Brasil, 1923); na sala de jantar obras de Mestre Valentim (Brasil, séc. XIX). No quarto principal um quadro de Cândido Portinari, Galos (Brasil, 1940) e um de Di Cavalcanti, Retrato Feminino (Brasil – 1955). Na galeria dois quadros de Frans Post: Vista de Olinda, (Holanda, 1650) e Igreja de São Cosme e São Damião (Holanda, séc. XVII). Seu jardim foi projetado pelo paisagista Burle Marx. A Casa-Museu é localizada na Rua Portugal, nº 43, no Jardim Europa, em São Paulo.
Assessora de Imprensa: Cristina Aguilera
Mídia Brazil Comunicação Integrada
0 Comentários