Lei institui o mês Abril Sorridente em atenção à saúde bucal na primeira infância

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Lei institui o mês Abril Sorridente em atenção à saúde bucal na primeira infância

  


Campanha para reduzir a ocorrência da doença e contribuir para a qualidade de vida das crianças

A lei 5.238/21, de autoria do deputado estadual Lazinho da Fetagro, insere no Calendário Oficial do Estado o mês Abril Sorridente, com objetivo de promover conscientização da importância da saúde bucal das crianças durante a primeira infância, fase que vai do nascimento até os seis anos de idade.

No Abril Sorridente diversas ações deverão ser desenvolvidas entre Estado e entidades públicas e privadas com abordagem preventiva, conscientizando as famílias rondonienses de que mesmo nos primeiros meses de vida, a transmissão de bactérias que causam a cárie é possível e de várias maneiras, causando problemas capazes de afetar toda a dentição da criança, gerando dor, infecção e até perda precoce de dentes.

Para o deputado Lazinho da Fetagro, era necessário instituir este período de campanha para reduzir a ocorrência dessa doença e contribuir para a qualidade de vida das crianças, com cuidados específicos para a formação de hábitos que se prolongarão na vida adulta.

“Infelizmente se trata de uma doença de elevada incidência na primeira infância e que se desenvolve de forma rápida, podendo comprometer toda a dentição de uma criança. Alguns casos são bastante comprometedores que interferem não apenas na qualidade de vida do menor, mas pode trazer problemas estéticos e psicológicos. Portanto, é de suma importância que as famílias tenham consciência da importância dos primeiros cuidados com a dentição de leite, e também que políticas públicas sejam inseridas com o objetivo de reduzir esses impactos sobre as famílias, e para que possamos alcançar uma diminuição desses casos, que tanto tem preocupado profissionais da área”, destacou o deputado.


Texto e foto: Ale-Ro

Postar um comentário

0 Comentários