Técnicos da Sedam realizaram palestras de esclarecimentos
A visita atende ao Programa Estadual de Educação Ambiental em Terras Indígenas – Peatir, visando atingir as metas para o fortalecimento de políticas públicas de valorização e proteção dos Povos Indígenas, por intermédio da Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas – PNGATI. A ação foi desenvolvida pela Coordenadoria de Povos Indígena – Copin.
Durante a visita, os técnicos da Sedam realizaram palestras de esclarecimento sobre os salvaguardas socioambientais, projetos de Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal, incluindo também, a conservação e aumento dos estoques de carbono florestal e o manejo sustentável das florestas – REDD+, Mercado de Carbono, monitoramento dos territórios com uso do geoportal e educação ambiental, em parceria com a Coordenadoria de Geociência – Cogeo, Coordenadoria de Educação Ambiental – Ceam e Diretoria de Governança Climática – Dgovclima. As atividades foram desenvolvidas na aldeia indígena Tsupypary T.I. Rio Mequéns e aldeia indígenas Nova Kwazar T.I Kwazar do Rio São Pedro. Todas as ações desenvolvidas obedecem às competências da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – Funai.
Para o governador Marcos Rocha, as ações de educação ambiental junto às comunidades dos povos originários, reafirmam o papel relevante que os mesmos desempenham no desenvolvimento local. “Esses programas levam aos povos indígenas informações importantes, que contribuem com a conservação ambiental. Os assuntos apresentados incentivam a população local a continuar participando ativamente das atividades de vigilância, fiscalização e proteção à natureza ”, destacou.
De acordo com Waldemir Barabada Coiryn, da Coordenadoria de Povos Indígenas, a ação serviu para que a equipe levasse orientações às duas etnias e três aldeias, oportunizando acesso a ferramentas que contribuem para o acompanhamento dos territórios indígenas. “Os indígenas são muito comprometidos com a preservação das florestas e os instrumentos que levamos até as comunidades, são aliados importantes para a sequência dos trabalhos. As informações passadas pela Copin junto às políticas públicas de governança climática, fortalecem os povos indígenas na busca pela preservação do meio ambiente”, evidenciou.
Fonte: Secom - Governo de Rondônia
0 Comentários