Porto Velho, RO - O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO não concorda com a proposta do Ministério da Inovação e Gestão em Serviços Públicos (MGI) em instalar apenas duas mesas específicas para debater as demandas e a campanha salarial 2024, conforme foi informado na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), na quinta-feira, dia 10.
De acordo com o presidente do Sindsef-RO, Almir José Silva, é necessária a criação de mesas setoriais específicas para cada uma das 30 categorias de servidores públicos federais. “Em Rondônia, o Sindsef procurou reunir as diversas categorias em Grupos de Trabalho para estudar as carreiras e definir as principais demandas e prioridades. À exemplo dos servidores da Funasa, que permanece aguardando a reestruturação e dos servidores do Ex-Território que aguardam reconhecimento de diversas demandas, outras categorias possuem dificuldades específicas e importantes a serem analisadas”, alertou o presidente.
Entenda como funcionam as mesas:
Segundo a Condsef, as Mesas Setoriais, como o próprio nome diz, vão tratar de demandas dos setores, mas que não tenham impactos financeiros, como condições de trabalho e assédio moral. Se elas identificarem, por exemplo, a necessidade de discutir carreira, com impactos financeiros, será instalada uma mesa específica, de carácter temporário, para resolver especificamente esta demanda. E, resolvida a questão, essa mesa será dissolvida.
As mesas setoriais fazem parte da tríade da Mesa Nacional de Negociação Permanente, instalada mês passado. Além das setoriais e específicas, já citadas, tem a mesa central, em pleno funcionamento. Ela trata da pauta geral dos servidores e servidoras do Executivo, como reajuste de salários, benefícios, orçamento e concursos públicos.
Mesas setoriais solicitadas pela Condsef ao Governo Federal, até o momento:
* Ministério do Trabalho e Emprego
* Funai
* Saúde e Previdência
* Datasus
* Civis dos Órgãos Militares
* Incra, Agricultura, Pesca e Aquicultura e Ministério do Desenvolvimento Agrário
* Ex-Territórios
* Ciência e Tecnologia
* Ministério do Meio Ambiente (Ibama, ICMBio, MMA)
* Anistiados
* Civis do Exército
* Ministério da Fazenda – PECFAZ
* Cultura e vinculadas
* INSS
* INPI
* Dnocs
* Suframa
* Tráfego Aéreo (Dacta)
* INEP
* FNDE
* Hospital das Forças Armadas
* MRE
* Administrativos da Polícia Federal
* Administrativos da Polícia Rodoviária Federal
* Inmetro
* Administrativos da AGU
* Ministério da Educação (MEC)
* Dnit
* Arquivo Nacional
* Ministério da Justiça
Fonte: Sindsef
Fonte: Sindsef
0 Comentários