Docente é investigado por constranger alunas menores de idade com toques físicos. Ele deve ficar afastado do cargo por pelo menos seis meses.
Porto Velho, RO - Um professor do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) foi afastado do cargo sob suspeita de importunação sexual contra pelo menos quatro alunas menores de idade. Nesta segunda-feira (25), ele se tornou alvo de uma operação da Polícia Federal (PF).
De acordo com a PF, quatro alunas, todas menores, relataram que o professor utilizou do cargo que ocupa para constranger as vítimas através de toques físicos.
Inicialmente, o caso foi tratado na Delegacia de Atendimento à Mulher de Ariquemes (RO). No entanto, considerando que o crime aconteceu dentro de um instituto federal por um docente da instituição, a denúncia foi repassada para a esfera federal.
Nesta segunda-feira, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão contra o suspeito. Ele foi afastado do cargo por um período previsto de seis meses.
O nome da operação é Prostasia, que significa “proteção”.
Em nota, o Ifro informou que professor já estava sendo investigado internamente. A medida adotada pela instituição foi remanejar outro professor para a turmas das alunas que denunciaram o caso. Após a determinação da Justiça, o servidor foi oficialmente afastado.
Quanto ao recebimento de denúncias, o Ifro informou que possui canais institucionais para recebimento de denúncias anônimas sobre comportamentos indevidos no âmbito da instituição e uma Política de Saúde Emocional para "acompanhamento em casos de estudantes que estiveram ou estão em situação de violação e de acolhimento".
Fonte: G1-Rondônia
0 Comentários