Ação “Fecha Laudo” realizou o diagnóstico de 97 crianças com transtornos de neurodesenvolvimento, em uma semana

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Ação “Fecha Laudo” realizou o diagnóstico de 97 crianças com transtornos de neurodesenvolvimento, em uma semana

Foram identificadas 97 crianças, dentre os laudos, os maiores índices foram de TEA, TDAH e TDI

Porto Velho, RO - Entre os dias 11 e 15 de dezembro, ocorreu a ação “Fecha Laudo” no Hospital Regional de Cacoal, onde foram realizadas durante toda a semana, consultas com médico neuropediatra para o diagnóstico de transtornos de neurodesenvolvimento, com o intuito de oferecer assistência em saúde, inclusão e acesso a benefícios. Foram identificadas 97 crianças, dentre os laudos, os maiores índices foram de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) e Transtorno de Desenvolvimento Intelectual (TDI).

A mãe do Mateus, de cinco anos, Alíria Bravin destacou a importância da ação para ela, que estava em busca de atendimento. “O Fecha Laudo veio para trazer alívio para mães assim como eu, que estão em busca de um diagnóstico, uma resposta, de um tratamento e de uma certeza de que nossos filhos têm um crescimento e uma qualidade de vida igual às outras crianças”, afirmou.

Ao todo, foram 21 pacientes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Transtorno do desenvolvimento intelectual:
24 com apenas Transtorno do desenvolvimento intelectual;
37 com Transtorno do Espectro Autista;
7 com Transtorno Opositor Desafiador;
3 com Atraso do Desenvolvimento do Neuropsicomotor;
3 com Transtorno do Déficit de Atenção;
1 com Síndrome Genética; e
1 com Craniossinostose.

ACESSO

Com o laudo médico, é possível ter garantia de acesso a benefícios, como prioridade em atendimentos, Benefício de Prestação Continuada (BPC), acesso para um mediador escolar, isenção de impostos, transporte gratuito, entre outros.

A coordenadora da gerência de Cuidados de Pessoas com Deficiência, Luzenir Maria destacou que, “O objetivo da ação é trazer o acesso à saúde e garantir os direitos que eles possuem através do laudo, e disponibilizar encaminhamentos para terapias para o melhoramento da qualidade de vida dos pacientes”, afirmou.

COMPROMISSO

Para o governador, Marcos Rocha, essas ações da gestão com a população, impulsionam o desenvolvimento da saúde no Estado e oferecem suporte necessário e inclusão de cada paciente. “É de suma importância oferecer a ajuda necessária para pais atípicos que precisam de um benefício para oferecer uma qualidade de vida melhor a seus filhos”, salientou.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha enfatizou que, “a partir do diagnóstico, a inclusão na Educação, no meio social é possível criar uma população com diversidade e sem preconceitos”, concluiu.

Postar um comentário

0 Comentários