O dia 14 dezembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

O dia 14 dezembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

14.12.23 – BOM DIA! 
 
Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1914 – Inaugurada a Estação Telegráfica Presidente Pena, na localidade que teve dois outros nomes: Urupá, Vila Rondônia e a partir de 1977 seria a sede do município de Ji-Paraná.

1919 – Encerrado o ano escolar da escola “Paulo Saldanha” em Guajará-Mirim, com discursos, entrega de buques para professoras e festa promovida pelos pais.

1943 - O Governo federal anuncia o anteprojeto de decreto-lei criando os Territórios Federais de Iguaçu (no Paraná), Amapá, Boa Vista (Roraima) e Guaporé (Rondônia)

1985 – Eleito prefeito de Porto Velho, o ex-deputado federal Jerônimo Santana; apesar das evidências, nega pretender disputar a eleição ao governo ano que vem.

1988 – Nove municípios, incluindo Porto Velho que ganhará um pronto-socorro, estão no pacote de obras anunciado pelo governador Jerônimo Santana, a iniciar ano que vem.

COMEMORE

Dia Nacional do Ministério Público. Dia Nacional de Combate à Pobreza. Dia do Engenheiro de Pesca. Dia do Médico Alergista. 
Católicos celebram São João da Cruz, Santo Esperidião, 

BRASIL

1923 – Borges de Medeiros e Assis Brasil assinam o acordo de Pedras Altas (RS). 

1947 – Nasce Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil. 

1960 — Fundação da Universidade Federal de Goiás.  

2006 – Morre Severino Dias de Oliveira (n. 1930), o músico brasileiro Sivuca.

MUNDO 

1900 – Mecânica Quântica: Max Planck publica artigo sobre a radiação de corpo negro. 1950 – Fundação da ACNUR, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados 

FOTO DO DIA

O 1º JORNAL, EM STO. ANTÔNIO

“Tia Nastácia”, personagem de Monteiro Lobato no livro “Histórias de Tia Nastácia”, quando chegava a uma cidade estrangeira, reclamava: “Eles não falam língua de gente”. Como a imensa maioria dos brasileiros, ela era monoglota.

Assim deveriam se sentir os não anglo-americanos que na construção da Madeira-Mamoré trabalhavam na obra, ou no entorno de Porto Velho e Santo Antônio, falando apenas sua língua-mãe, encontravam 3 jornais, todos em inglês, o The Porto Velho Times, Porto Velho Courier e o Marconigram.

Por aqui já circulavam, “O Madeirense” e o Humaythaense, o 1º editado em Manicoré e o 2º em Humaitá, em “língua de gente”.

A 1º de janeiro de 1913 circula em Santo Antônio, impresso provavelmente na gráfica da Madeira-Mamoré,  o “Extremo Norte”, mas em língua que até Tia Nastácia entendia. 

Há exatos 108 anos, Porto Velho tinha seu 1º jornal impresso, “O Município”, que a 15 de abril de 1917, deixa de circular, dando lugar ao   Alto Madeira, cuja última edição foi dia 1 de outubro de 1917. 
(F. Euro Tourinho, diretor durante mais de 60 anos do Alto Madeira)

Postar um comentário

0 Comentários