Governo do Estado deu iniciou à mobilização denominada “Dia ‘D’ de Combate à Dengue”
Porto Velho, RO - Neste sábado (16), o Governo de Rondônia mobilizou uma força-tarefa para reforçar ações de combate à dengue, declarando o “Dia ‘D’ de Combate à Dengue”. Sob coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), equipes compostas por técnicos e voluntários de diversas instituições se uniram em uma ampla operação, percorrendo várias ruas de Porto Velho, orientando os moradores quanto à importância de se eliminar os possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.
A ação mobilizou equipes da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa); Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho; Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO); Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO); Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO); Secretaria de Estado de Comunicação (Secom); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO); Marinha do Brasil; Força Aérea Brasileira (FAB); Policia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Federação do Comércio do Estado de Rondônia; Centro de Educação Técnico-Profissional na Área da Saúde (Cetas); Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp); Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e Casa Civil.
Mobilização reuniu voluntários em Porto Velho
A Agevisa participou das quatro equipes de trabalho compostas por técnicos e voluntários para atuar em bairros da Capital. Cada equipe foi designada para realizar trabalhos de conscientização em regiões estratégicas, tendo como polos de concentração a Escola Estadual Major Guapindaia, no Bairro São João Bosco; Escola Estadual Jorge Teixeira, no Bairro Ulisses Guimarães; Escola Estadual Eduardo Lima e Silva, no Bairro Nova Floresta e a Escola Estadual Araújo Lima, no Bairro Nova Porto Velho.
ESTRATÉGIA
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, as ações preveem medidas importantes para combater a proliferação de criadouros e, consequentemente, a dengue. “Trata-se de um momento de união de esforços de toda a população na luta contra a doença. As orientações são fundamentais, todo cidadão deve estar atento sobre os cuidados que devemos adotar para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. Vamos todos unidos nesta missão pelo bem da saúde da população rondoniense”, ressaltou.
As equipes de trabalho tiveram como missão conscientizar e instruir os moradores das regiões próximas às escolas, sobre os perigos da dengue e as formas de prevenção. O diretor da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima explicou que, enquanto os técnicos distribuíam panfletos educativos e realizavam paradas educativas junto à comunidade, uma equipe de comunicação realizou um monitoramento aéreo das áreas, a fim de identificar possíveis criadouros do mosquito, facilitando assim a atuação das autoridades municipais de vigilância.
COMUNIDADE
Maria do Socorro recebeu orientação
Para a dona de casa, Maria do Socorro, 55 anos, moradora do Bairro Ronaldo Aragão, na zona Leste de Porto Velho, a ação ampliou os conhecimentos sobre os cuidados para não ser alvo da dengue. “Já peguei malária quatro vezes e dengue uma vez, morro de medo de pegar de novo. O meu bairro é no setor chacareiro, tem mata virgem e o charco atrai muitos mosquitos, por isso tomo cuidado. Os técnicos passaram por mim e instruíram sobre mais cuidados para evitar a contaminação” pontuou.
A mobilização foi estendida para as cinco Regionais de Saúde do Estado, abrangendo as cidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. Foram distribuídos 36 mil folhetos educativos destinados para os municípios e 30 mil à Capital. A expectativa é que essa mobilização educativa sensibilize a população e contribua para a redução dos casos de dengue em Rondônia.
A ação ocorreu em acordo com o Decreto n° 28.953, de 6 de março de 2024, quando o Governo do Estado deu início à mobilização denominada “Dia ‘D’ de Combate à Dengue” no estado de Rondônia.
0 Comentários