Prefeitura de Porto Velho elabora Guia de Práticas Antirracistas na Escola

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Prefeitura de Porto Velho elabora Guia de Práticas Antirracistas na Escola

Ação é voltado para as escolas da educação infantil e ensino fundamental

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e em parceria com os Institutos Gesto e Nova Escola, preparou o “Guia Práticas Antirracistas”, com ações na área de educação, voltado exclusivamente para as escolas da educação infantil e ensino fundamental.

Segundo a secretária da Semed, Gláucia Negreiros, hoje ainda se vive um cenário desafiador de luta contra o racismo estrutural e a Prefeitura Municipal vem intensificando suas iniciativas afirmativas. “O lançamento de um guia especializado contendo conceitos sobre os tipos de racismo, locais e importância da denúncia, é mais um mecanismo que nos apoia a compartilhar informações sobre como podemos enfrentar o preconceito e viver com mais justiça racial”, disse.

Gláucia Negreiros afirmou que a publicação será uma referência estratégica na execução de políticas públicas, como na Educação, e que um curso de capacitação para professores e, em breve, também um selo “Minha Escola é Antirracista”, que oferecerá recursos técnicos e premiações para projetos escolares que fortaleçam a equidade racial.

A diretora de Políticas Educacionais da Semed, Juliene Rezende, disse que essa parceria com os Institutos Gesto e Nova Escola na elaboração do Guia vai oportunizar ainda a capacitação dos profissionais da Educação para práticas pedagógicas antirracistas nas escolas.

“Os detalhes e também a iniciativa do selo Minha Escola é Antirracista, em parceria com o Instituto Gesto e Instituto Nova Escola, vai valorizar escolas comprometidas com a promoção da igualdade racial e será detalhado em breve. Sabemos que precisamos atuar na área na educação para enfrentar o racismo estrutural que afeta nossas vidas em vários níveis e dimensões. A escola é o lugar para transformar uma sociedade racista numa sociedade que busque a equidade racial, e isso é muito mais importante ainda nos primeiros passos da educação, como é o caso da rede municipal de ensino”, completou Juliene Rezende.

Além disso, a Semed afirmou ainda que a administração municipal continuará oferecendo capacitações especializadas de enfrentamento ao racismo com o intuito de promover o letramento em igualdade racial durante todo o mês e continuamente em todas as unidades escolares da rede.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários