Essa postura revela um claro preconceito etário, demonstrando desconsideração pelas pessoas idosas. A falta de sensibilidade evidencia a negligência do governo federal em relação aos servidores aposentados, que nesta fase da vida enfrentam altos custos com tratamentos médicos, remédios, alimentação saudável e necessidades básicas. Além de que nessa faixa etária, torna-se quase impossível arcar com os custos elevados dos planos de saúde.
Para o Sindsef/RO, a exclusão dos aposentados nas negociações vai contra o princípio de paridade que garante aos servidores públicos federais o direito de terem seus benefícios de aposentadoria ajustados de acordo com as mudanças nos salários dos servidores ativos, na mesma proporção e período.
É fundamental reiterar a importância e o merecimento dos aposentados e pensionistas na economia nacional, pois representam cerca de 15% da população do Brasil.
O abaixo assinado será encaminhado ao governo federal, representado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nas mesas de negociação, reivindicando a inclusão dos aposentados e pensionistas nas propostas de reajuste salarial para 2024, bem como a implementação de políticas públicas adequadas para fortalecer e garantir os direitos e a dignidade na velhice da pessoa humana.
Assine e divulgue! Precisamos da sua ajuda para conseguir dignidade aos servidores aposentados e pensionistas.
Fonte: Sindsef/RO
0 Comentários