Pastas vêm sofrendo pressão de diversos segmentos do setor privado, que criticam medida compensatória
Porto Velho, RO - Alas do governo foram surpreendidas pela medida, proposta pelo Ministério da Fazenda, que limita a utilização de créditos de PIS/Cofins, disseram quadros da gestão federal à CNN.
Pastas do governo vêm sofrendo forte pressão de diversos segmentos do setor privado nos últimos dias. Os quadros indicaram que o ministério comandado por Fernando Haddad não procurou pares para debater a proposta.
Um técnico do governo federal que soube da medida após a divulgação da Fazenda e que conversou reservadamente com a CNN confirmou que só soube da proposta após a divulgação à imprensa, mas negou surpresa.
Para o quadro, as sinalizações da Fazenda já indicavam para uma medida neste sentido. O técnico destacou o fato de que a pasta precisava de uma compensação que gerasse receita em torno de R$ 25 bilhões, o que tornou as opções escassas.
A limitação da compensação dos créditos de PIS/Cofins visa compensar as perdas aos cofres públicos geradas pela desoneração de 17 setores da economia e de pequenos municípios.
Enquanto empresários e parlamentares fazem ofensiva contra a medida, a Fazenda publicamente admite que a medida é “dura”, mas destaca que a alternativa à compensação é o déficit fiscal.
Fonte: CNN Brasil
0 Comentários