A quadrilha Matutos do Socialista se apresenta no dia 23 de junho, às 23h, no Arraial Flor do Maracujá
Porto Velho, RO - É grande a expectativa para a realização do Arraial Flor do Maracujá, com movimentação intensa dos grupos folclóricos que estão em ritmo acelerado dos ensaios. A exemplo da agremiação Matutos do Socialista, conhecida como Arrasta Pé de Lázaro, que foi criada em 1993 por um grupo de coroinhas da Igreja São Lázaro, no Bairro Socialista, em Porto Velho.
Após 10 anos de criação, a quadrilha adotou o nome Matutos do Socialista, para representar o bairro nas apresentações. O grupo se apresenta no dia 23 de junho, às 23h, no Arraial Flor do Maracujá. O evento, realizado pelo governo de Rondônia, acontece entre os dias 21 e 30 de junho, no Parque dos Tanques, na Capital.
Embora ainda não possua títulos no Arraial Flor do Maracujá, a agremiação se mantém entre as principais do grupo especial. Em 2024, a apresentação da Matutos do Socialista traz como tema: “No reino das cores, diga a sua cor nesse arraiá!”.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o tradicional Arraial do Flor do Maracujá é uma celebração da cultura e tradição do estado. “É satisfatório ver grupos como os Matutos do Socialista brilharem e preservarem nossas raízes. Neste sentido, entendemos que o governo trabalha na promoção de incentivos junto aos investimentos, para atender as demandas, no contexto cultural, e assim, podermos resgatar a história da nossa região”, salientou.
HISTÓRIA E TRAJETÓRIA
A agremiação tem 80 brincantes, 20 pessoas na diretoria, e 8 na coordenação. Os ensaios acontecem de segunda a sexta-feira, às 23h, na quadra da EMEIEF Francisco Elenilson Negreiros, localizada na zona Leste de Porto Velho.
Presidente da agremiação Matutos do Socialista destaca comprometimento
O presidente da Matutos do Socialista, Paulo César Pereira, conhecido como Nenzão, destacou o sentimento que tem em fazer parte do grupo. “Durante esses 30 anos, vibramos, choramos e sorrimos. Me sinto emocionado em ter a população da zona Leste como apoiadora. Posso dizer que deixar a vida para viver de cultura não é fácil, me sinto emocionado.”
Bruno Duarte, que está entre os integrantes da quadrilha, e está na agremiação há sete anos, frisou o intuito do grupo em apresentar um grande show. “Quem conhece nossa história e trajetória sabe das dificuldades. Estamos empenhados no nosso trabalho e fazer o melhor pela agremiação .”
O titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, evidenciou quanto às expectativas entorno das agremiações. “Estamos empenhados em proporcionar uma festa inesquecível para a população de Rondônia. A participação de agremiações como a Matutos do Socialista, enriquece o festival e mantém viva a cultura local”, pontuou.
0 Comentários