O governo do estado estuda possibilidade de implementar projetos ambientais em Rondônia
Porto Velho, RO - Com o objetivo de conhecer os projetos de ativos ambientais desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), representantes do governo de Rondônia realizaram uma visita técnica à instituição, avaliando a viabilidade de implementar iniciativas semelhantes no estado. Os ativos ambientais são todos os recursos aplicados por uma instituição com a finalidade de preservação, controle e recuperação de possíveis danos aos ecossistemas. O encontro aconteceu no dia 2 de julho, no município de Maricá, no Rio de Janeiro.
A equipe da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) discutiu em profundidade o modelo de negócio da Companhia de Desenvolvimento, os mecanismos de financiamento, integração com políticas públicas e a metodologia aplicada. Entre os projetos explorados destacaram-se o Mumbuca Verde, Fundo de Investimento Imobiliário e o Maricá Rotativo.
Durante a visita, foram avaliados os benefícios econômicos e ambientais gerados pelos projetos da Codemar e o impacto socioeconômico na comunidade local. A escolha da companhia se deu pelo destaque nacional em projetos de ativos ambientais e por Maricá ser reconhecido por políticas públicas bem-sucedidas na área de desenvolvimento sustentável.
De acordo com o auditor fiscal da Sefin, Wagner Garcia de Freitas, a equipe da Sefin buscou obter referências detalhados sobre os processos e estratégias realizados no município fluminense, entender os desafios enfrentados e identificar oportunidades de replicar ou adaptar essas iniciativas em Rondônia, bem como, estabelecer uma parceria para fortalecer as políticas ambientais no estado”, pontuou.
INTERCÂMBIO
Segundo a chefe do Núcleo de Ativos Financeiros Ambientais da Sefin, Clarissa Gilmara Barros, a experiência foi enriquecedora e produtiva. “As apresentações foram detalhadas e as discussões profundas e esclarecedoras, destacando o potencial transformador dos projetos apresentados. A visita proporcionou um valioso intercâmbio de ideias e práticas, que certamente contribuirão para o desenvolvimento dos projetos de ativos ambientais em Rondônia”, frisou.
PARTICIPAÇÃO
A visita representa um passo relevante na busca por soluções sustentáveis que podem gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais em Rondônia. A implementação de projetos semelhantes no estado pode contribuir para valorização dos recursos naturais e desenvolvimento de uma economia verde. A equipe da Sefin foi composta pela chefe do Núcleo de Ativos Financeiros Ambientais, Clarissa Gilmara Barros; o auditor fiscal Wagner Garcia de Freitas; e o coordenador do Tesouro Estadual, Daniel Piedade de Oliveira Soler.
0 Comentários