Estudantes da Escola Primavera em Theobroma são premiados por leituras e resumos realizados

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Estudantes da Escola Primavera em Theobroma são premiados por leituras e resumos realizados

Encerramento da Noite Cultural foi marcado por premiações de todos os alunos com medalhas

Porto Velho, RO - O governo de Rondônia lançou mais uma edição do Programa Estadual de incentivo à leitura: Dia de Ler. Todo Dia! Previsto no calendário anual de atividades, o evento aconteceu no dia 26 de junho, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primavera, localizada no município de Theobroma, a cerca de 235 km de Porto Velho. O projeto, realizado com alunos do 5º ano, abordou o tema “Uma jornada além do Bosque e da Capa Vermelha. Reimaginando Clássicos Contos de Fadas”, com foco na leitura de literaturas infantis, com ênfase em clássicos dos contos de fadas.

Segundo a coordenadora do projeto na escola Primavera, Abiqueyla Machado, os objetivos e ações propostos no programa foi mostrar que a leitura é um ato prazeroso e está inserida no cotidiano. “A leitura pode se tornar um hábito e, ao mesmo tempo, estimular o raciocínio, aprimorar a capacidade interpretativa, desenvolvendo a criatividade, imaginação, senso crítico e ampliar a habilidade de escrita. A alegria e satisfação que as crianças expressam ao perceberem o próprio desenvolvimento, e saber que faço parte desse processo, me motiva a desenvolver projetos como este, proposto no referido programa. É fantástico acompanhar o quanto esse projeto contribuiu na leitura e escrita dos alunos,” pontuou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ideia do projeto é despertar o interesse dos alunos, incentivando e promovendo a leitura. “O estado tem investido em iniciativas voltadas à leitura e escrita, que estimulam a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural dos estudantes. Através da leitura, as crianças desenvolvem habilidades linguísticas como falar, escutar e escrever”, ressaltou.

De acordo com a secretária de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, o projeto tem como base fortalecer as ações que estejam interligadas às atividades de leitura. “Proporcionamos aos estudantes interação à cultura e a novos conhecimentos, a fim de que se tornem bons leitores, aptos para criarem seus próprios conceitos, além de assegurar a melhoria no desempenho escolar”, salientou.

NOITE CULTURAL

No palco, as crianças fizeram coreografias, paródias, poema, teatro, leituras e musicais

As apresentações da Noite Cultural foram realizadas no palco da escola Primavera, com exposição de gêneros textuais, desenvolvidos dentro e fora de sala de aula. As crianças fizeram coreografias, paródias, poema, teatro, leituras e musicais.

Com um total de 376 livros literários infantis lidos pela turma, o encerramento do evento foi marcado por premiações de todos os alunos com medalhas de reconhecimento. Os três primeiros lugares em quantidades de leituras e resumos realizados, receberam faixas e coroa.

O PROGRAMA

Com o intuito de fortalecer ações que envolvam atividades de leitura entre os estudantes, o Dia de Ler. Todo Dia!, garante acesso à cultura e informação para formar bons leitores, propor melhoria no desempenho escolar, gerando satisfação e construção do hábito de ler. Destinado a estudantes da educação básica, o programa é desenvolvido em três fases: Local, Regional e Estadual, e propõe a premiação aos professores idealizadores dos projetos e às escolas que desenvolveram boas práticas de incentivo à leitura.

Postar um comentário

0 Comentários