Momento de prática do treinamento, atualizando habilidades para garantir a eficácia no exercício das funções
Porto Velho, RO - Com o intuito de fortalecer a capacitação e incentivar a saúde e o bem-estar, o governo de Rondônia promove treinamento no campo da defesa pessoal. A qualificação ocorreu entre os dias 9 e 12 de setembro, nos municípios de Cerejeiras, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena.
Executado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), o curso teve por finalidade atualizar os servidores penais em habilidades práticas e teóricas de defesa pessoal, visando a proteção individual, a prevenção de conflitos e a atuação segura e eficiente em situações de risco.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a realização deste curso garante a segurança dos servidores, e promove um ambiente mais seguro e eficiente.
A diretora da Esep, Vanessa Krause, mencionou a relevância do curso para formação, o objetivo é permitir que os servidores adquiram habilidades essenciais para a defesa pessoal e gestão de conflitos. “A participação e o engajamento dos servidores são fundamentais ao sucesso desta iniciativa.”
QUALIFICAÇÃO
Participantes do curso ministrado em Cerejeiras
A formação aborda técnicas de defesa pessoal, estratégias de enfrentamento e a importância do uso responsável dessas habilidades no cotidiano dos serviços penitenciários.
Foi disponibilizado para o treinamento: 30 vagas para cada comarca. As aulas foram ministrados pelos policiais penais, Ângelo Rafael, Diego Sales e Rafael Lisboa, com certificação de carga horária de 8 horas, e apresentou a seguinte programação nos municípios:
- 9/9 – Curso defesa pessoal – Na comarca de Cerejeiras;
- 10/9 – Curso defesa pessoal – Na comarca de Vilhena;
- 11/9 – Curso defesa pessoal – Na comarca de Pimenta Bueno; e
- 12/9 – Curso defesa pessoal – Na comarca de Rolim de Moura.
OBJETIVOS
O treinamento tem como foco:
- Conceitos básicos de defesa pessoal;
- Princípios de segurança;
- Legislação relacionada ao uso da força;
- Ética e direitos humanos na aplicação da defesa pessoal;
- Posicionamento e postura;
- Técnicas de esquiva e bloqueio;
- Técnicas de desarme (se aplicável);
- Controle de distância e espaço;
- Exercícios práticos supervisionados; e
- Simulações de situações de risco.
Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, o curso é uma etapa fundamental para assegurar que os profissionais estejam bem preparados para lidar com diversas situações, sempre com a máxima segurança e responsabilidade.
0 Comentários