Práticas que visam redução das emissões de gases de efeito estufa são definidas em plano de ação do governo de RO

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Práticas que visam redução das emissões de gases de efeito estufa são definidas em plano de ação do governo de RO

Entre os programas definidos pelo plano de ação, estão: recuperação de pastagens degradadas, manejo de resíduos da produção animal e terminação intensiva

Porto Velho, RO - O governo de Rondônia definiu ações para prática de uma agricultura sustentável no estado. Através do Plano de Ação Estadual (PAE/ABC+RO) serão adotadas práticas tecnológicas, que visam a redução das emissões de gases de efeito estufa amparadas nas políticas públicas propostas pelo governo federal para controle da emissão de carbono. Para tratar do tema e coordenar essas ações, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) participou de uma reunião, envolvendo as instituições integrantes do Grupo Gestor Estadual do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima, Baixa Emissão de Carbono e Desenvolvimento Sustentável na Agropecuária (GGE/ABC+/RO), na terça-feira (24), no município de Vilhena.

O PAE/ABC+RO é um plano que, por meio da Emater-RO, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e parceiros, busca uma economia associada à produção de alimentos que utilizem tecnologia de produção que emitam menos Gases de Efeito Estufa (GEE), alinhado ao aumento da produtividade, redução de risco de escassez de recursos ambientais e fortalecimento das cadeias produtivas.

Sistemas de integração e sistema irrigado fazem parte do Plano de Ação do estado para redução de carbono

A Emater-RO, assim como as entidades inseridas no plano estadual, contribuirão para adoção das tecnologias sustentáveis que permitirão, além de ganhos ambientais, maior eficiência produtiva. Para o diretor-presidente da Entidade, Luciano Brandão, o PAE/ABC+RO é uma estratégia do governo estadual para o enfrentamento às mudanças climáticas que vem afetando, significativamente, o setor produtivo. “A Emater tem um compromisso com o produtor rural, que é o incentivo à implementação de tecnologias, as quais vêm ao encontro das exigências no campo, e entre essas, está o enfrentamento às mudanças climáticas”, frisou.

O plano tem foco na redução da pobreza, prevendo a inclusão social com a geração de emprego e renda e, consequentemente, melhorando o bem-estar humano e social das famílias no campo.

POTENCIALIDADE

O estado de Rondônia tem uma posição estratégica pela sua potencialidade como produtor nacional e internacional de alimentos, por isso, realinha e adere ao Plano ABC+ do governo federal. Para isso, implementou o PAE/ABC+RO e já definiu oito programas a serem desenvolvidos junto aos produtores rurais; no período de 2020 a 2030, que são:
  • Práticas para recuperação de pastagens degradadas;
  • Sistema de plantio direto;
  • Sistemas de integração;
  • Florestas plantadas;
  • Bioinsumos ou fixação biológica de nitrogênio;
  • Sistemas irrigados;
  • Manejo de resíduos da produção animal; e
  • Terminação intensiva.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
 
Estratégias para conciliar produção com a redução dos impactos ambientais

O estado de Rondônia tem compromisso com o meio ambiente, por isso o plano é fundamental para melhorar as práticas na agricultura e pecuária, e o programa de desenvolvimento ambiental, implantado pelo governo já previa essas melhorias nas práticas agropecuárias, com respeito à natureza.

O plano de ação estadual para redução da emissão de carbono em Rondônia está sendo norteado pelos princípios e diretrizes do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES), do Zoneamento Socioeconômico-Ecológico do Estado (ZSEE-RO), como instrumento técnico e político do planejamento das ações. Dessa forma, tendo como base para implantação e consolidação de projetos de desenvolvimento sustentável, reconhecendo os atributos bióticos e abióticos (são os componentes que formam um ecossistema, sendo que os bióticos são os seres vivos e os abióticos são os elementos não vivos), estéticos e culturais como ativo para desenvolvimento regional.

A reunião entre a equipe da Emater-RO e os parceiros na execução do PAE/ABC+RO devem definir estratégias de conciliação da produção com a redução dos impactos ambientais, utilizando recursos naturais de forma consciente.

Postar um comentário

0 Comentários