Lançamento da 1ª Feira Tecnológica Robustas Amazônicos vai destacar a importância da variedade do café para Rondônia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Lançamento da 1ª Feira Tecnológica Robustas Amazônicos vai destacar a importância da variedade do café para Rondônia

Com produção que atingiu 3 milhões de sacas e produtividade média de 60 sacas por hectare, Rondônia se consolidou como o 2º maior produtor de café robusta do Brasil

Porto Velho, RO - A 1ª Feira Tecnológica Robustas Amazônicos, que acontecerá em Cacoal entre os dias 24 e 26 de outubro, será lançada nesta segunda-feira (14), a partir das 9h, no Auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho. O evento contará com a presença de produtores e empresários do setor, com o objetivo de estimular a qualidade do café produzido no estado, agregar valor à produção e atrair empresários para Rondônia, um dos maiores produtores de café robusta do Brasil.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o café é uma das principais fontes de receita de Rondônia, sendo responsável por uma significativa parte da arrecadação de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). O governo vem investindo em maquinário, assistência técnica e feiras, como a Rondônia Rural Show Internacional, e agora, com a Feira Tecnológica Robustas Amazônicos. Tudo isso para fortalecer o setor e beneficiar os cafeicultores locais.”

PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL

O café de Rondônia Robusta Amazônico ganhou projeção com o investimento das políticas públicas de governo

A produção do café Robusta Amazônico, considerado Patrimônio Cultural e Imaterial de Rondônia pela Lei Nº 5.722, de 4 de janeiro de 2024, vem ganhando destaque nacional e internacional. O titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Luiz Paulo relembra que, “em 2023, o café robusta amazônico produzido no estado, conquistou os três primeiros lugares na competição Florada Premiada, e garantiu a segunda colocação no prestigiado Coffee of the Year, na categoria Canephora Robusta Amazônico.”

Com uma produção que atingiu 3 milhões de sacas e produtividade média de 60 sacas por hectare, Rondônia se consolidou como o 2º maior produtor de café robusta do Brasil. Esses números refletem o sucesso dos investimentos de mais de R$ 200 milhões feitos pelo governo de RO em 2023, com ênfase no fortalecimento da cadeia produtiva, valorizando a produção sustentável e a excelência do Café Robusta Amazônico, que já se tornou uma referência nacional e internacional.

PARCEIROS

A 1ª Feira Tecnológica Robustas Amazônicos é promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), além da Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia (Caferon).


Postar um comentário

0 Comentários