Serviço de Inspeção Municipal de Porto Velho certifica a qualidade e segurança dos produtos de origem animal

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Serviço de Inspeção Municipal de Porto Velho certifica a qualidade e segurança dos produtos de origem animal

O serviço visa identificar as condições higiênicas de cada local

Porto Velho, RO - Com a missão de assegurar a qualidade e segurança dos alimentos de origem animal consumidos pela população, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Porto Velho desempenha um papel fundamental na fiscalização de diversos produtos, como carnes, laticínios, queijos, ovos e embutidos. Com 22 empresas certificadas até o momento, o SIM garante que os produtos comercializados atendam a rigorosos padrões higiênico-sanitários, oferecendo segurança ao consumidor e protegendo a saúde pública.

A principal responsabilidade do SIM é a fiscalização higiênico-sanitária de estabelecimentos que produzem ou processam alimentos de origem animal. “Nós temos uma equipe de médicos veterinários, que faz essa fiscalização de duas formas: as permanentes e as periódicas”, destacou Silvana Freitas, médica veterinária e diretora do SIM, explicando como o serviço funciona para manter a qualidade dos alimentos de origem animal que chegam à mesa da população.

Fiscais verificam as condições físicas dos animais desde antes do abate

A fiscalização permanente ocorre principalmente nos frigoríficos e abatedouros, onde os fiscais acompanham todo o processo de abate dos animais, desde o curral até o resfriamento da carne. Durante esse processo, a equipe de médicos veterinários realiza uma inspeção minuciosa dos animais, examinando-os ainda vivos, e avaliando a sanidade dos mesmos. “Nós analisamos animal por animal, órgão por órgão, linfonodo por linfonodo, além de observar possíveis contaminações durante o abate”, explicou a diretora.

Esse processo rigoroso visa impedir que doenças transmitidas de animais para humanos, chamadas zoonoses, contaminem a população. “A fiscalização está ali para garantir que a carne chegue ao mercado em boas condições higiênico-sanitárias, sem oferecer risco algum à saúde pública”, afirmou Silvana. Além dos frigoríficos, o SIM realiza fiscalizações periódicas em outros tipos de estabelecimentos, como fábricas de laticínios, queijarias, charquearias, fábricas de embutidos e produtores de ovos de galinha e codorna. Nessas inspeções, a equipe verifica os processos de produção, armazenamento e transporte, sempre com foco na higiene e na qualidade dos alimentos.

Em Porto Velho, todos os produtos de origem animal devem receber a certificação

Uma grande novidade para o SIM é a adesão ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisam), que abrange 20 municípios da região. “Agora, as empresas que se certificarem pelo SIM poderão comercializar seus produtos não só em Porto Velho, mas também em outros municípios que fazem parte do consórcio”, explicou Silvana.

A legislação de fiscalização foi atualizada no ano passado para permitir essa expansão, ampliando as possibilidades de mercado para os consorciados e incentivando a adesão às boas práticas de produção. Para o futuro, o SIM também trabalha para permitir que as empresas certificadas pelos municípios possam obter o Sisbi, ampliando assim a comercialização em todo o Brasil.

Benefícios para o consumidor e para a economia local

A certificação SIM não só assegura a qualidade e a segurança dos produtos, como também contribui para o desenvolvimento econômico local. As empresas que recebem a certificação têm a possibilidade de ampliar seu mercado, criando novas oportunidades de negócios e empregos. “A adesão ao SIM é uma garantia de que os produtos comercializados estão em conformidade com as normas sanitárias e, assim, oferecem mais confiança ao consumidor. Isso também incentiva o crescimento do setor agropecuário local e fortalece a economia do município”, concluiu.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários