O evento reuniu gestores e especialistas de todo o Brasil, promovendo uma ampla programação
Porto Velho, RO - O governo de Rondônia participou do XCI Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro, na Escola de Governo do Distrito Federal, em Brasília. O evento reuniu gestores e especialistas de todo o Brasil, promovendo uma programação ampla com reuniões de grupos de trabalho (GTs), painéis com autoridades do governo federal, dos estados e especialistas internacionais, incluindo convidados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e outras instituições renomadas.
Conduzido pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan), Fabrício Marques, o Fórum contou com a participação da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) representando o estado.
PLANEJAMENTO PÚBLICO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação no Fórum reforça o engajamento do estado em acompanhar e contribuir para as discussões de planejamento público a nível nacional, consolidando sua posição como referência em gestão estratégica e intersetorialidade. “Esse é o momento essencial para promover troca de experiências e fortalecer a integração entre estados, debatendo estratégias para o desenvolvimento sustentável, melhorar a gestão de recursos públicos e alinhar práticas de planejamento às demandas regionais e nacionais”, enfatizou.
GOVERNANÇA, PARCERIAS E INOVAÇÃO
Presente no evento, a secretária da Sepog, Beatriz Basílio destacou que, a participação no Fórum eleva o protagonismo do estado no cenário nacional. “É uma oportunidade estratégica para Rondônia interagir e trocar vivências com outros entes federativos, participar das discussões nacionais sobre planejamento, orçamento e o aprimoramento das políticas públicas, fortalecendo as ações de desenvolvimento e implementando melhorias na gestão pública. Esse tipo de evento oferece a chance de aprimorar a governança, gerar parcerias e buscar soluções inovadoras para os desafios locais”, ressaltou.
Fórum contou com a participação da Sepog de Rondônia
Durante o Fórum, foi lançada ainda a revista do Conseplan, denominada Planejamento e Futuro, publicação que traz uma matéria produzida pela comunicação da Sepog, abordando o tema “Planejamento e Políticas Públicas na Perspectiva da Educação Inclusiva”.
Os GTs (Investimentos Públicos; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; Monitoramento e Avaliação) abriram a programação na quarta-feira (4), iniciando a primeira reunião do recém-criado GT Planejamento de Longo Prazo, que vinculado à Estratégia Brasil 2050, do Ministério do Planejamento e Orçamento, surge com a premissa de auxiliar a integração entre planos estaduais, regionais e nacionais de longo prazo.
Durante o evento foram debatidos temas como:
- Agendas Transversais;
- Estratégia Brasil 2050;
- Orçamento sensível ao gênero;
- Futuro Fiscal Sustentável
- Atuação Federativa do MGI; e
- Transferências da União.
0 Comentários