Medida visa assegurar que toda a população possa usufruir da experiência proporcionada pelo museu
Prefeitura assumirá as despesas com vigilância desarmada e energia elétrica do Complexo Madeira-Mamoré
Porto Velho, RO - Em um ato histórico, comunicado nesta quarta-feira (1º) durante a cerimônia de posse, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (PODEMOS), anunciou a entrada gratuita ao museu do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para moradores de Porto Velho.
A partir desta quinta-feira (2), residentes da capital não precisarão mais pagar a taxa de R$ 30 para acessar o local. A gratuidade contempla munícipes, mediante comprovação de residência, além de estudantes das escolas municipais e estaduais que moram na capital.
Em contrapartida, a Prefeitura de Porto Velho assumirá as despesas com vigilância desarmada e energia elétrica do Complexo Madeira-Mamoré.
A novidade foi recebida com entusiasmo pelas centenas de pessoas presentes
Em um discurso emocionado, o prefeito Léo Moraes destacou que a medida visa incentivar e assegurar que toda a população possa usufruir da experiência proporcionada pelo museu, além de fomentar o turismo e valorizar o patrimônio histórico.
“No berço da nossa origem, em respeito aos nossos pioneiros, aos nossos beradeiros, aos nossos arigós, a toda a população que veio aqui suar, transpirar e criar seus filhos, a partir de amanhã acabou a cobrança de ingresso no nosso museu. Onde tudo começou, na origem da nossa terra, aqui está o documento: a partir do dia 2 de janeiro, quem é morador de Porto Velho não vai mais pagar para conhecer a nossa história”, declarou.
A novidade foi recebida com entusiasmo pelas centenas de pessoas presentes durante a solenidade de posse. A personal trainer Ana Beatriz Dantas compartilhou que a cobrança da taxa era um impeditivo e destacou o sentimento de pertencimento ao ter a oportunidade de acessar a história local.
“Eu sou daqui, eu nasci aqui, então era como se fosse uma barreira para a gente poder conhecer ainda mais a nossa história. Achei a gratuidade muito boa, foi uma alegria, porque gera essa sensação de pertencimento para as crianças que estão vindo agora. Essa geração precisa conhecer e valorizar mais a nossa terra”, disse.
A personal trainer Ana Beatriz Dantas compartilhou que a cobrança da taxa era um impeditivo para a visita
“Um prefeito que assume Porto Velho e extingue essa taxa no museu é maravilhoso para a nossa população, porque facilita o acesso a todos. Eu ficava indignado com a cobrança, e o espaço não era muito visitado. Mas agora, com essa decisão, muita coisa vai mudar”, comemorou o servidor público Queiroz Leominio.
O MUSEU
Um dos principais atrativos desde a reabertura do Complexo tem sido o museu, cujo acervo conta a história da construção da EFMM, reúne pertences e objetos da época e traz histórias dos principais personagens da ferrovia, além de proporcionar experiências imersivas aos visitantes.
As visitas são conduzidas por guias especializados e podem ser realizadas de quarta-feira a domingo, sendo quarta a sábado, das 10h às 18h. Domingo, das 10h às 16h. Em feriados, das 10h às 16h.
A visitação pode ser agendada por meio do link do Sympla.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários